Oficina de performance , por Manuel Almeida Sousa - €20
Sáb. 5 Abril - 15h - sede da ArQuente, Faro - (1)
Sáb. 12 Abril - 15h - sede da ArQuente, Faro - Oficina de performance (2)
Inclui realização de uma performance como exercício final para todos os interessados
*
manuel de almeida e sousa nasceu em cascais no ano de 1947.
formado pela escola superior de teatro
(conservatório nacional de lisboa)
outras formações: - pós graduação em estudos de
teatro (faculdade de letras de lisboa)
é formador de professores para a área da
expressão dramática (reconhecido pela universidade de braga)
iniciou a sua actividade como profissional de
teatro no ano de 1976 no projecto "anima" - acção de poesia visual
portuguesa e posteriormente dedicou-se ao teatro para a infância.
em 1979 criou o grupo "mandrágora"
(associação cultural com acções experimentais na área do teatro e da
performance-art) onde encenou e participou como actor/performer na quase
totalidade das produções.
no ano de 1980, entra para a escola secundária
passos manuel como professor para as expressões artísticas - oficinas de
expressão dramática e teatro educação. nessa escola secundária cria e estrutura
o curso profissional de formação de actores (nível secundário).
manuel de almeida e sousa tem ainda
desenvolvido projectos na área das artes gráficas, performance art, mail art,
poesia experimental e outras acções no campo das artes performativas.
está representado em projectos da dita
"vanguarda estética" em espanha, frança, itália, polónia e bélgica.
recentemente, os seus projectos dramáticos,
foram editados no brasil - livro com 5 peças teatrais de sua autoria.
***
A OFICINA
propõe o “jogo” como meio para o atingir o acto em processo
e progresso chave: - MEMÓRIA ---> a do quotidiano > a do movimento
> a do ritmo > a dos objectos
DESTINADA A TODOS
IDADE SUPERIOR A 16 Anos
DA PERFORMANCE-ARTE
As correntes estéticas que irrompem no século XX, todas elas, propõem uma interligação das diferentes “disciplinas”
artísticas.
A performance-arte é uma das acções estéticas que explora esse “ligar”, ou um “religar” (não ler como "re-ligare" - religião). Ou talvez… também sim, porque não?... Uma vez que o “drama” nasce precisamente do
ritmo, do movimento do corpo. E, o corpo é aqui - na performance-arte - o objecto estético em processo...
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