terça-feira, 25 de março de 2014

2 poemas abertos ao regime, saliva

exorto à primavera que desponta
na erva fofa que cobre os prados
escutando chilrear os pássaros
resmalha-me um regato na boca
e é por isso que em ti penso coelho
correndo para minha toca

dão-te caça a torto e a direito
mas tu   único e verdadeiro
és um coelho muito esperto

cada palavra tua uma luz divina
que se entorna por mim adentro

tens perdido cabelo
isso que dizem é só inveja
corre para a minha toca coelho
que eu coço-te a careca


***



no longo frio do inverno
se se assoma a névoa da incerteza
enxugo as lágrimas do medo
e prendo ao quentinho do meu pensamento
os teus discursos sobre crescimento

és duma língua empreendedora
esgalhas tão bem as palavras
quando à coragem portuguesa teces loas
ardem-me os peitos quais fagulhas

ergues alto o mastro da nação
seguem-te muitos capitães
com a brava espada na mão

não me amansa a fera
a pena do poeta peço-te
do alto da sofreguidão
coelho quando possas
refunda-me a constituição

João Bentes

Sem comentários:

Enviar um comentário